A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher, realizou, na manhã desta quarta-feira (20), uma ação em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro. O evento, promovido na Praça Getúlio Vargas, no centro, reuniu participantes que atuam na feira das mulheres empreendedoras e da agricultura familiar. Foram distribuídas 140 faixas coloridas, ensinando as mulheres que circularam pelo local a como fazer um turbante. Também foram recitados cordéis, poesias e falas diversas reforçando a importância do empoderamento das mulheres, em especial as negras.
“É um ato para destacar a data como um dia de luta, de resistência do povo negro, com destaque para as mulheres. O turbante que distribuímos representa um símbolo de empoderamento como se fosse uma coroa, mostrando o poder que a mulher negra possui e que deve se orgulhar disso”, destacou a coordenadora do programa Mulheres Empreendedoras do Ipojuca, Ana Paula.
Nas falas declamadas pela técnica da Secretaria Especial da Mulher, Ketulen Raetylles, dizeres sobre resistência e como as mulheres negras devem se valorizar. “O nosso cabelo não é ruim, é diferente dos outros. E não tem problema nenhum nisso. Como também não há problema nenhum alisar ou fazer chapinha. O importante é a mulher se sentir bem com ela mesma”, disse a representante.
Veja fotos
*Foto: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário