Para conscientizar os homens sobre os cuidados, os riscos e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura do Ipojuca promove, durante este mês de novembro, uma série de ações voltadas ao público masculino. Em alusão a mobilização mundial do Novembro Azul, a gestão municipal criou a campanha “Homens: adolescentes, jovens, adultos e idosos, sejam protagonistas da sua saúde! Mantenham hábitos saudáveis de vida e procurem uma Unidade de Saúde mais perto de vocês”.
Entre as iniciativas está a promoção da Semana de Saúde do Homem, destinada aos servidores das Secretarias de Saúde e de Educação do município. Haverá também mobilização no centro e em Porto de Galinhas com trabalhadores de diversos setores, dia “D” com realização de exames, palestras nas igrejas e entrega de material informativo.
Nos dias 19 e 20, a Secretaria Municipal de Saúde ofertará serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, aferição de peso corporal e consulta com médico clínico geral. Haverá ainda palestra sobre cuidado integral da saúde do homem e orientações com nutricionista.
Também na terça-feira (19), às 19h, na Igreja de São Miguel, na região central, haverá palestra com orientações sobre a saúde do homem, entrega de panfletos e de laços azuis da campanha. A data foi definida para justamente abranger os fiéis que participam da celebração do Terço dos Homens. Também estão programadas ações com datas a serem definidas na Assembleia de Deus, no centro de Ipojuca, na Igreja Pentecostal, de Camela, e na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó.
No sábado, dia 23 de novembro, a Prefeitura do Ipojuca promoverá um grande movimento intitulado de Dia “D” da Saúde do Homem. Das 8h às 16h, todas as policlínicas do município estarão abertas com atendimento de médicos especialistas e realização de exames.
Na terça-feira (25), a partir das 14h, a ação de conscientização ocorrerá no Enotel, em Porto de Galinhas. Já na quinta-feira (27), a atividade acontecerá no centro de Ipojuca, sendo direcionada para mototaxistas, profissionais do transporte complementar e comerciantes em geral. Haverá também roda de conversa em pontos estratégicos.
E assim será durante todo o mês. Haverá atividades de mobilização voltadas para os homens, incluindo consulta médica, palestras e solicitação de exames.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
*Foto: Internet
Faça um comentário