O Comitê Gestor de Crise que monitora o avanço de manchas de óleo do litoral nordestino fez uma reunião nesta sexta (18) com representantes da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas, no Hotel Marulhos, para dar orientações sobre limpezas da orla, caso as pelotas de óleo – que já atingiram mais de 100 praias em 9 Estados do litoral do Nordeste – cheguem a nossa costa.
Os secretários de Turismo (Mário Pilar) e de Defesa Social (Osvaldo Morais), membros do Comitê, passaram orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes ou lesões, seguindo critérios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
As pelotas sólidas de óleo podem ser recolhidas com as mãos, vassouras, rodos, rastelos e pás, e quem for fazer a remoção deve estar usando – além de luvas – calças fechadas, para evitar o contato com a pele. Os resíduos devem ser guardados em local pavimentado e coberto, e em seguida colocados temporariamente em baldes forrados com sacos plásticos, separados do lixo comum até a remoção feita pela Prefeitura. Em hipótese nenhuma devem ser enterrados ou misturados com outros resíduos. A limpeza deve ocorrer imediatamente após a chegada do óleo na praia, evitando assim que se espalhe por outras áreas.
A Prefeitura Municipal do Ipojuca informa que caso encontrem alguma mancha no mar ou na areia entrem em contato por meio do número (81) 99910-5782 ou (81) 3551-1766 para que o Plano de Contingência seja efetivado e as providências tomadas.
Faça um comentário