O encerramento da Festa de Santa Clara, padroeira da televisão, foi marcado por procissão e missa. O evento foi na noite deste domingo (11). A peregrinação percorreu ruas da região central de Ipojuca e encerrou na capela que leva o nome da santa, onde foi celebrada uma missa.
As celebrações foram realizadas durante 7 dias e tiveram o apoio da Secretaria Especial de Cultura. O tema deste ano foi “Santa Clara, discípula autêntica do Senhor”.
Santa Clara de Assis
Santa Clara de Assis (Chiara D’offreducci) nasceu no ano de 1194, em Assis, na Itália. De família rica, aos 18 anos ela fugiu com uma amiga, para encontrar São Francisco de Assis, onde fez os primeiros votos.
O próprio São Francisco cortou os cabelos de Clara, sinal do voto de pobreza e exigência para que ela pudesse ser uma religiosa.
Depois da cerimônia ela foi levada para o Mosteiro das Beneditinas. Santa Clara de Assis vendeu tudo, inclusive seu dote para o casamento e distribuiu aos pobres.
Padroeira da televisão
Segundo a fé católica, um ano antes de Santa Clara de Assis morrer, em 11 de agosto de 1253, ela queria muito ir a uma missa na Igreja de São Francisco (já falecido).
Não tendo condições de ir, por estar doente, ela entrou em oração e conseguiu assistir toda a celebração de sua cama no quarto no convento.
Segundo os relatos, a missa aparecia para ela como que projetada na parede do quarto. Santa Clara conseguiu ver e ouvir toda a celebração sem sair da cama. O fato foi confirmado quando ela contou fatos acontecidos na missa, detalhando palavras do sermão do celebrante.
Mais tarde, várias pessoas que estiveram na missa confirmaram que o que Santa Clara narrou, de fato aconteceram.
Assim, pelo fato de santa clara ter assistido a uma celebração a distância, em 14 de fevereiro de 1958, o papa Pio XII proclamou oficialmente Santa Clara de Assis como a padroeira da televisão.
Fotos do encerramento da Festa de Santa Clara
Foto: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário