Os tradicionais tapetes confeccionados por fiéis católicos para a celebração de Corpus Christi – uma das datas mais importantes para a Igreja Católica – tomaram conta das paróquias em diferentes lugares do município do Ipojuca. A confecção foi feita com sal, pó de café, pedrarias, corantes e serragem.
Nos distritos de Nossa Senhora do Ó e Camela, várias pessoas acordaram cedo e se juntaram para ajudar na confecção. Na Praia de Porto de Galinhas e no centro de Ipojuca não foi diferente. Os tapetes – que receberam procissões – ganharam o lado de fora das igrejas e foram estendidos pela via.
A tradição católica recria desenhos com mensagens cristãs, retratando símbolos das paróquias, da bíblia e sacramentos da Igreja Católica. “A tradição do tapete de Corpus Christi nasceu na Bélgica, no século XIII, e depois se espalhou pelo mundo, chegando no Brasil com os colonizadores portugueses. No município do Ipojuca, nós fazemos há pelo menos 30 anos. Tornou-se uma das principais atrações do município, nessa época”, explicou o secretário especial de Cultura do Ipojuca, Jorge Henrique.
Fotos dos tapetes de Corpus Christi
Foto: Wilderson Pimentel/Secom
Faça um comentário