Os guarda municipais Demetrio Guimarães, Reginaldo Barbosa dos Santos e Elisama Rodrigues da Silva foram homenageados nesta sexta (31) pela Prefeitura Municipal do Ipojuca.
Os três estavam de plantão no último domingo (26) por volta das 15h40, próximo ao posto de gasolina do distrito de Camela, quando foram avisados por motoristas que uma carreta desgovernada estava ziguezagueando na pista, colocando em risco quem estava no caminho.
Os guardas (da Ronda Ostensiva Municipal) aguardaram a carreta na divisa de Sirinhaém com o Ipojuca e tentaram parar o caminhoneiro, mas foram ignorados. Começou então uma perseguição de quase 10 minutos (toda gravada em vídeo no celular do patrulheiro Reginaldo Barbosa).
A operação só terminou quando o motorista do caminhão perdeu o controle em uma curva e foi obrigado a parar. O caminhoneiro foi levado para exame do bafômetro e foi detectado que ele não estava alcoolizado e nem usava drogas. Foi constatado que ele estava com problema de saúde (alta taxa de glicose e pressão arterial alta). Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento de Porto de Galinhas e em seguida prestou depoimento na Delegacia local e foi liberado.
Para o titular da pasta de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, o curso de ações táticas deu um diferencial nos trabalhos realizados pelos guardas. “Esse treinamento foi feito por oficiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais e das Forças Armadas. O objetivo foi preparar os profissionais para ações de alto risco”, explicou.
Nesta sexta, pela manhã, os patrulheiros envolvidos na ação receberam das mãos da prefeita Célia Sales uma placa de homenagem por excelência.
A prefeita fez questão de parabenizar um a um. “Estamos orgulhosos e emocionados com a coragem desses guardas municipais”, comemorou.
Também estavam presentes na solenidade de homenagem, a vice-prefeita, Patrícia Alves, o comandante da Guarda Municipal do Ipojuca, Fernando Marques, o chefe de Gabinete e secretário especial de Comunicação, Uyapuran Medeiros – além do secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Moraes.
Clique no link abaixo e veja mais fotos:
Foto: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário