Terminou esta semana mais uma edição do curso de condutores de cães farejadores, organizado pelo Grupo de Segurança e Defesa, antigo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial (BINFAE). O treinamento durou catorze dias e contou com vários profissionais da área de segurança do Estado de Pernambuco.
O município do Ipojuca foi representado por Ginaldo Santana da Silva, que é Guarda Municipal, integrante da Unidade de Rondas Ostensivas Municipais (Romu) da Secretaria de Defesa Social.
Durante o curso, os participantes aprenderam noções de cinotecnia e condução, comportamento canino, adestramento, detecção de entorpecentes, proteção, entre outras disciplinas.
A solenidade de formatura – realizada em Recife e conduzida pelo comandante do grupamento, o tenente-coronel de Infantaria André Luiz Souto Mendes Barros – contou com a presença do diretor de relações institucionais e capacitação do Ipojuca, Jorge Cavani, do subcomandante da Guarda Municipal, Rogério José, além de agentes da Unidade de Treinamento Físico (UTF) e da Romu.
Os 11 cães farejadores usados no treinamento são empregados rotineiramente em ações de varredura em aeronaves militares que passam pela capital pernambucana. “A utilização do cão é uma excelente ferramenta de trabalho. O olfato dele, por exemplo, é 50 vezes mais sensível se comparado ao do homem. Isso possibilita maior eficiência em ações”, explicou o diretor de relações institucionais e capacitação do Ipojuca, Jorge Cavani.
Faça um comentário