A sexta-feira (5) de sol na Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, ganhou alegria e emoção com a abertura de mais uma edição do projeto “Praia sem barreiras”, aderido pela Prefeitura, por meio de um convênio com a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e uma parceria com a Associação Rodas da Liberdade. O evento – que teve como objetivo proporcionar um banho de mar mais fácil para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida – contou com uma apresentação cultural do grupo de maracatu Alfaias da Praia, tendo entre o público a prefeita do município, Célia Sales, sua vice, Patrícia Alves, e parte do secretariado (entre eles, o titular da pasta de Turismo, Mário Pilar).
Por causa do projeto, uma esteira de 10 metros foi instalada na areia, em frente a Praça das piscinas naturais, para que as cadeiras de rodas pudessem deixar o calçadão e chegar mais perto do mar. Cinco cadeiras anfíbias ficaram no local, à disposição. São equipamentos que entram em contato com a água e não afundam. Além disso, os visitantes também puderam contar com uma van e uma jangada adaptada.
O atendimento e o auxílio na hora do banho foram feitos por monitores, com o apoio de salva-vidas do município. José Valter, morador de Palmares, tem uma deficiência física. Ele comemorou, porque conseguiu tomar o primeiro banho nas águas salgadas do oceano. “É uma sensação que a gente não sabe nem descrever”, conta José, que foi um dos primeiros a entrar no mar.
Antônio Filho – que mora em Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso – também é usuário do projeto. Foi a primeira vez que ele veio a Porto de Galinhas. “Adorei. Estou muito feliz”, disse Antônio.
Os serviços do projeto “Praia sem barreiras” funcionam em função da maré baixa. A tabela com os dias e horários será publicada no site e no Facebook da Associação Rodas da Liberdade.
Clique no link abaixo e veja mais fotos do evento:
Faça um comentário