Era uma vez uma lenda contada no Engenho Crauassu, Zona Rural do Ipojuca. “A imagem dele é a imagem de uma cobra mesmo, e é bastante preto”, conta o agricultor Aguinaldo Batista, morador da comunidade ribeirinha.
Essa história, passada de pai para filho, foi transformada em um livro por trinta e nove alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal São Mateus. A obra – publicada pela Secretaria de Educação – ganhou o nome da lenda: O monstro do Rio Ipojuca.
Os escritores mirins produziram a obra em seis meses. Para isso, eles contaram com a ajuda de três professoras. “A elaboração deste livro se deu pela vivênvia de um projeto realizado por mim e pelas professoras Nilza e Luiza, buscando valorizar a cultura local e o potencial dos estudantes daqui”, explica a professora Valdilene Valdice.
Os primeiros exemplares foram lançados e distribuídos à comunidade escolar no dia 14 deste mês. A solenidade – realizada na Escola Santo Cristo, na região central – contou com a participação da prefeita Célia Sales, seção de autógrafos e apresentações culturais.
Clique no link abaixo e assista a reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da Prefeitura do Ipojuca:
Foto: Reprodução/Carlos Medeiros
Faça um comentário