O município do Ipojuca, no Litoral Sul, já está em clima de carnaval. Com o tema “Pra ver a banda passar”, a banda Santa Cecília é a grande homenageada do carnaval em 2019. Na próxima sexta (18) uma reunião na Secretaria Especial de Cultura vai definir todos os detalhes dos festejos de momo na cidade este ano.
A Banda Santa Cecília criada a partir de uma banda do mesmo nome que foi desativada nos anos 30, foi reativada com novos integrantes e os mesmos instrumentos, sob a batuta do Frei Venâncio Willeke.
A primeira sede da banda e onde se realizavam os ensaios era na sacristia da Igreja Matriz de São Miguel, no centro. Os músicos fundadores da banda foram: Isaias (pistão); Zé marinho (sax); Hermes Pimentel (clarinete); Luiz Bernardino (pistão); Brasiliano (bombardino); Plínio Rocha (sax); Zuza (bombo); Pedro Alexandrino (prato); Jalmar (trombone); Paulo Albuquerque (trombone); Doríno, único integrante da banda anterior, (tuba); e Zezinho de Nicolau (soprano).
Depois de um período áureo a banda passou por uma grave crise e quase foi desativada. Foi quando surgiu a formação da atual banda agora como Sociedade Musical Santa Cecília que teve como principal articulador o maestro Zé Marinho.
A banda Santa Cecília é reconhecida como Patrimônio Cultural do município do Ipojuca.
Faça um comentário