Quinze alunos da Escola Municipal Professor Aderbal Jurema, de Ipojuca, saíram vencedores na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em 2018. As medalhas e os certificados foram entregues na última sexta (14), durante uma exposição pedagógica na Praça Getúlio Vargas, pelos gestores do município e por representantes da OBA. O evento – promovido anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) – conta ainda com uma Comissão Organizadora que inclui os ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia.
Participaram cerca de 144 estudantes do 3ª ano do fundamental I e do 9º ano. Ao todo, foram seis medalhas de bronze, quatro de prata e cinco de ouro, além de oito alunos que se destacaram com notas superior a 9.0, recebendo certificados. A seleção dos premiados foi feita por meio de uma prova teórica na própria escola pela professora Ana Cristina, representante da OBA. Os participantes se prepararam realizando atividades com conteúdos de astronomia e astronáutica em quatro níveis para a prova aplicada no mês de maio deste ano. Os resultados foram divulgados no mês de outubro. Todos os professores envolvidos no processo receberam certificados, assim como a escola.
Confira a lista dos premiados:
Medalhas de Bronze
3º ano: Ariely Laysa de Oliveira e Jardeson de Assis Nunes,
9º ano: Bianca Geovane Alves da Silva Moura, Vivian da Silva Matias, Ana Beatriz da Silva Costa, Ítalo José da Silva.
Medalhas de Prata
3º ano: Gustavo Francisco da Silva, Samuel Felipe de Melo Silva e Erick Roberto Diniz.
9 º ano: Eldarlir Cristina Maria dos Santos.
Medalhas de Ouro
9º ano: Alan Adriano da Silva Alencar, Marcos Kaik Américo de Oliveira, Rayane Letícia Gaudêncio de Lima, Adryele Ingrid Silva Nepomuceno e Yasmim Vitória de Oliveira Silva.
Faça um comentário