A Secretaria de Saúde do Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, está realizando ações da campanha Novembro Azul no Centro de Especialização na Saúde do Homem, que fica no distrito de Nossa Senhora do Ó. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata.
Nesta segunda-feira (6), as ações foram realizadas a partir das 14h com atendimentos médicos, palestra, testes rápidos e distribuição de vauchers para cardiologia.
A programação segue na terça (7), às 7h, na quarta (8), às 11h, na quinta (9), às 8h, e na sexta (10), às 7h, com atividades de conscientização.
A campanha alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível.
Em Ipojuca, a rede municipal de saúde conta com unidades básicas de saúde e centro de especialidade que oferecem atendimento médico com agendamento prévio.
Câncer de próstata
Um dos sintomas do câncer de próstata é a dificuldade de urinar. O diagnóstico é feito por meio do exame de sangue PSA (principal proteína encontrada no sangue e específica da próstata) e pelo toque retal, pois a glândula fica localizada no terminal do reto e geralmente 90% das alterações ficam na parte periférica e posterior da glândula.
O exame deve ser feito por todos os homens a partir dos 45 anos.
O tratamento para casos em que a doença está no estágio inicial é a cirurgia e radioterapia. Quando a doença estiver mais avançada, o tratamento é feito com radioterapia e com hormônios.
Próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.
A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Faça um comentário