O tráfego de veículos turísticos de grande porte é restrito, todos os dias, no balneário de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. A medida, utilizada desde 2014, após um decreto da administração municipal, proíbe veículos fretados de turismo (ônibus, micro-ônibus e vans) não autorizados pela Prefeitura.
A autorização dos veículos turísticos deve ser solicitada na Secretaria de Turismo do município, que fica na Rua Beijupirá, em Porto de Galinhas. O atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 16h. O número para contato é o (81) 3552-1480.
O pedido é analisado pela Secretaria de Turismo e a empresa recebe a resposta em 24 horas. Caso seja aceito, o interessado recebe um documento válido para a data desejada. Para cada data, são disponibilizadas 16 autorizações.
A zona de restrição de tráfego para veículos deste tipo é delimitada por bloqueios, feitos por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS) do Ipojuca, Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semac) e Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
A ação começa sempre às 5h da manhã e o descumprimento à proibição acarreta as sanções previstas no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como multa e veículo guinchado. Aqueles que não portam o documento de autorização, assinado por um servidor da Setur, retornam imediatamente.
Além do bloqueio, há um local fixo para desembarque e embarque de passageiros, que é controlado por agentes públicos. Os dezesseis automóveis que têm a autorização da Prefeitura do Ipojuca têm dois estacionamentos privados à disposição: um na Estrada da Praia de Maracaípe e outro na Praia de Muro Alto.
De acordo com o decreto 514/2018, é proibido estacionar nas vias públicas das praias de Camboa, Muro Alto, Cupe, Merepe, Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal de Maracaípe.
Os veículos de receptivo, aqueles que vão para hotéis e pousadas, podem passar após ser fiscalizados por agentes de trânsito.
Esse conteúdo também foi publicado em outros portais de notícias, como Exame, Terra e InfoMoney. Clique nos links e confira:
Foto: Internet
Faça um comentário