A Prefeitura do Ipojuca começou, na segunda quinzena de setembro, a substituir as lâmpadas de vapor de sódio, em parte das ruas, por luminárias de led. A nova tecnologia vai melhorar a iluminação pública e garantir mais segurança ao cidadão. O processo de troca das lâmpadas teve início na Região Central do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, ao todo, 400 pontos vão receber luminárias LED, que iluminam mais, são mais econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio.
Até o fim deste ano, parte da rede de iluminação do centro de Ipojuca, dos distritos de Nossa Senhora do Ó e Camela, e das Praias de Serrambi e Porto de Galinhas será modernizada com a nova tecnologia.
Economia
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, as novas luminárias LED trarão economia de pelo menos R$ 1,2 milhões, a cada cinco anos, na conta de energia elétrica da iluminação pública da Prefeitura.
Além disso, acredita-se que com a cidade melhor iluminada, haja redução na criminalidade.
“As atuais lâmpadas de vapor de sódio apresentam tonalidade amarela, gastam mais energia elétrica e iluminam menos por diversos fatores. Outro ponto que vale destacar é a taxa de falha bem menor apresentada pelas luminárias led. Enquanto as luminárias em vapor de sódio atuais apresentam taxa de falha em torno de 6%, a taxa de falha das luminárias led será de até 1%”, explica a titular da pasta de Infraestrutura e Obras, Giuliana Cavalcanti.
Faça um comentário