Nesta quinta-feira (4), Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde do Ipojuca se reuniram em um encontro, promovido pela Secretaria de Saúde, para comemorar o Dia Nacional que celebra a profissão. O evento foi realizado, das 9h às 12h, no auditório da Escola Municipal Santo Cristo que fica na Avenida Paulo Emídio do Nascimento, no centro.
O objetivo do encontro foi homenagear os profissionais, considerados o principal elo entre a comunidade e a saúde. Na programação, teve palestras e compartilhamento de experiências entre os agentes, vividas no cotidiano.
Sobre os Agentes de Combate às Endemias
O Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias em 4 de outubro de cada ano é uma comemoração do Brasil que foi instituída pela Lei Nº 13.059 de 22 de dezembro de 2014.
O Agente de Combate às Endemias (ACE) tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob supervisão do gestor de cada ente federado. Ou seja, esse profissional deve atuar nas ruas de uma comunidade prevenindo e ajudando a combater doenças que possam causar epidemia, cujas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose, malária, entre outras.
Dentre as funções de um Agente de Combate às Endemias estão:
– Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos;
– Inspeções cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados;
– Aplicação de inseticidas;
– Orientações sobre a prevenção e o tratamento de doenças infecciosas;
– Recenseamento de animais.
Sobre os Agentes Comunitários de Saúde
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um profissional que compõe a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde. Suas atividades transcendem o campo da saúde na medida em que requerem atenção a múltiplos aspectos das condições de vida da população.
O ACS deve mobilizar e articular conhecimentos, habilidades, atitudes e valores requeridos pelas situações de trabalho, realizando ações de apoio em orientação, acompanhamento e educação popular em saúde a partir de uma concepção de saúde como promoção da qualidade de vida e desenvolvimento da autonomia diante da própria saúde, interagindo em equipe de trabalho e com os indivíduos, grupos sociais e populações.
Faça um comentário