O trabalho no quintal de casa está rendendo frutos em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Alguns projetos de agricultura familiar estão ajudando mais de dois mil pequenos agricultores espalhados em todo o município, de acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura. Dona Fátima, moradora do Engenho Bonfim, é um exemplo de sucesso. Ela não precisou abandonar a família para ir em busca de trabalho. Há vinte e três anos, ela cuida de uma pequena propriedade rural e planta de tudo um pouco. “Não tenho muito todo dia, mas todo dia eu tenho. É daqui que eu também tiro a minha produção e alimentação”, explica dona Fátima.
Famílias como a dela estão presentes em mais de vinte engenhos do Ipojuca. As pequenas propriedades familiares na região somam mais de 5 mil hectares. Segundo Alano Lira, engenheiro agrônomo, a agricultura familiar está mudando a vida de muitos ipojucanos, por meio do projeto Gerar – que é um programa de geração de renda, com três ações determinantes: incentivo à produção vegetal, incentivo à produção animal e importância das raízes e tubérculos. “O que eles produzem vai direto para a mesa do consumidor. Os produtos estão presentes nos mercados e nas feiras livres. Isso traz alegria aos agricultores”, ressalta.
Alano ainda disse que eles não utilizam agrotóxico e que o trabalho é feito com produtos naturais para que não haja contaminação. “Tratores e implementos agrícolas são disponibilizados para os agricultores para dar o suporte e facilitar o manejo da terra”, complementa.
Faça um comentário