O Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica em Ipojuca, realizado no sábado (15), imunizou mais de 7 mil animais. O balanço foi divulgado na manhã desta segunda-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde.
A ação que tinha como meta imunizar 80% dos cães e gatos contou com dezoito pontos de vacinação espalhados no município. Cerca de 100 pessoas participaram do dia D, entre profissionais e voluntários. “A imunização é importante, uma vez que permite o controle da circulação do vírus e previne a raiva humana”, ressaltou a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Serafim.
A Secretaria de Saúde do Ipojuca informou que realiza até outubro uma estratégia pós-campanha.
Em Ipojuca, não há registro da doença.
Doença
A raiva é uma doença viral e infecciosa, que passa por meio de mamíferos. A transmissão ocorre a partir da penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, em caso de mordida, arranhão ou lambida. A doença atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco recomenda que a pessoa agredida por um animal lave imediatamente o ferimento com água e sabão e procure com urgência o posto mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como agressividade ou tristeza, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.
Em humanos, a doença ataca o sistema nervoso central e provoca a morte. O período de incubação em humanos dura, em média, 45 dias. Nos cães, pode variar de 10 dias a 2 meses. O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente.
Faça um comentário