Alunos da Escola Municipal Manoel Luiz Cavalcanti Uchôa plantaram esta semana mudas de mangue vermelho (espécie nativa do Brasil) em um manguezal, no Pontal de Maracaípe. O dia dedicado à valorização do meio ambiente fez parte do projeto Semeando Mangue, da Secretaria de Defesa Social do Ipojuca, em parceria com a Secretaria de Educação.
Mais de 40 pessoas, entre estudantes, professores e agentes ambientais plantaram 300 mudas da espécie. Todas foram doadas. “Somos responsáveis pela preservação da natureza e pelo cuidado com o meio ambiente”, ressaltou o coordenador do projeto, subcomandante da Unidade de Defesa Ambiental, Rafael Antônio.
Os estudantes aprovaram a iniciativa. “É muito saudável participar desse tipo de atividade”, disse o aluno Artur Silva.
Mangue vermelho
Os nomes, definitivamente, não são à toa. No caso desta árvore típica dos mangues, ele diz respeito à cor de sua casca ao ser raspada.
Essa espécie tem como característica a presença de rizóforos (pequeno órgão cilíndrico e alongado que brota nas bifurcações dos ramos folhosos e produz uma ou mais raízes), que auxiliam na sustentação da planta no sedimento lodoso. Além disso, os rizóforos têm outro papel importante: possuem lenticelas, cuja função é permitir a troca gasosa (CO2 e O2), mesmo quando o solo está encharcado.
Cheia de detalhes morfológicos únicos, a semente do mangue vermelho geralmente começa a germinar ainda presa à planta materna. Ao cair, enterra-se na lama por ocasião da maré baixa ou pode flutuar na água até encontrar condições favoráveis para sua fixação e desenvolvimento. Essa planta é rica em tanino, utilizado para tingir roupas ou como medicamento.
Faça um comentário