A Praça 12, localizada na Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, recebeu 3 mudas de árvores, plantadas durante uma programação alusiva a Semana Municipal do Baobá, instituída por meio do decreto nº 1.500/2008, que declara a árvore como símbolo do Município. As espécies são baobá, ipê e pinheiro e foram plantadas por cerca de 70 estudantes da Escola Municipal Manoel Luiz Cavalcanti Uchôa e da Escola Estadual José Mário Alves da Silva. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Município e pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).
O plantio começou por volta das 9h, na área interna da praça e marcou o início do cronograma de atividades alusivas ao Baobá. Durante o mês, os órgãos municipais vão realizar uma série de atividades – entre palestras e apresentações culturais – sempre voltadas para a cidadania e sustentabilidade social.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de conservação de áreas protegidas, além de incentivar o reflorestamento. “Não basta plantar. É necessário cuidar e essa atitude precisa ser de todos nós enquanto cidadãos”, ressaltou o coordenador municipal de Educação Ambiental, Rogério Nascimento.
Baobá
Pernambuco é oficialmente a segunda pátria dos baobás, depois do continente africano. Em Ipojuca, no Litoral Sul, a árvore é símbolo do município e atração turística, por seu simbolismo que para os africanos e afrodescendentes, representa liberdade e resistência.
Além do cunho cultural, o baobá deve ser preservado pois sua existência fornece ao ambiente a produção de oxigênio, que funciona como filtro que limpa o ar. É rico em antioxidante, ferro e potássio.
Faça um comentário