A Prefeitura Municipal do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realizou uma campanha contra o tabagismo nesta quinta-feira (2), na Praça Getúlio Vargas, no centro. O evento fez parte de uma programação para conscientizar a população sobre os riscos à saúde decorrentes do uso do tabaco, além de fazer uma referência ao Dia Mundial sem Tabaco que é celebrado no dia 31 de maio.
Com o tema “Ipojuca em combate ao tabagismo” a campanha contou com ações de orientações, palestras e rodas de conversa, além da entrega de material informativo para usuários que desejam parar de fumar. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o uso rotineiro do cigarro contribui para o aparecimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças coronarianas.
A SMS informou que o tratamento aos fumantes é oferecido gratuitamente pela rede municipal de saúde, por meio das Unidades de Saúde da Família.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças ligadas ao coração representam uma das principais causas de morte no mundo, com estimativa de 17,5 milhões de vidas anuais. Além do tabagismo, a hipertensão, dislipidemias, diabetes, sobrepeso, obesidade e o sedentarismo estão entre os fatores de risco.
Tabagismo
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o número de fumantes com mais de 18 anos alcança 11,3% da população total.
São mais de 40 doenças relacionadas ao tabagismo, que diminuem o tempo de vida dos homens em dez anos e, para as mulheres, esse número aumenta para 14 anos.
Faça um comentário