Aproximadamente 50 quilos de lixo foram retirados do manguezal no município do Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, nesta semana, em comemoração ao Dia Mundial do Manguezal, celebrado em 26 de julho. A iniciativa do projeto Mangue Mais Limpo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, também contou com outras atividades de educação ambiental.
Agentes ambientais da Prefeitura do Ipojuca, jovens assistidos pela Associação Porto Hall, integrantes da Associação de Jangadeiros de Maracaípe e pescadores do município participaram das atividades. Além desses, um grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) participou do ato.
“O Dia Mundial de Proteção aos Manguezais merece a atenção dos ipojucanos. Afinal, é neste meio natural ameaçado pela ação humana que a vida se manifesta das mais diversas formas. Proteger os manguezais é garantir a preservação da vida”, explicou o coordenador municipal de Educação Ambiental, Rogério Nascimento.
Projeto
O Mangue Mais Limpo surgiu em 2010. Educação ambiental, preservação de ambientes costeiros e de coleta solidária do mangue são realizadas pela iniciativa da Prefeitura Municipal do Ipojuca.
Mais de 30 pessoas, entre agentes ambientais e membros de associações, fazem parte do projeto e estudam a temática.
Dia do Mangue
A Organização das Nações Unidas estabeleceu, em 6 de novembro de 2015, 26 de julho como o Dia Internacional para a Conservação do Manguezal. Nesta data é lembrada a morte, em 1998, do ativista do Greenpeace Hayhow Daniel Nanoto, durante um protesto em Muisne, no Equador. Em 2000, o país passou a celebrar na mesma data, o Dia de defesa do Mangue. O mundo comemorou pela primeira vez essa efeméride ambiental em 2016.
Os manguezais, segundo a ONU, abrangem 15,2 milhões de hectares, o equivalente a 0,4% da superfície florestal do planeta.
Entre os benefícios ambientais do manguezal estão a proteção da costa contra enchentes e a manutenção da vida marinha, uma vez que peixes e outros organismos dependem desse ecossistema para completar seu ciclo de vida. Além disso, as raízes do mangue retém carbono, contribuindo para mitigar os efeitos das mudanças.
Faça um comentário