Uma ação realizada no Hotel Marupiara, na Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, nesta terça-feira (17), alertou para o tráfico de pessoas. Com o tema “Prevenção ao Tráfico de Mulheres: vitórias, conquistas e desafios”, o seminário foi organizado pela Secretaria Especial da Mulher (SecMulher) e fez parte da programação de mobilização ao enfrentamento desse crime, por meio da Campanha Coração Azul, que também chama a atenção para o desaparecimento de crianças e adolescentes em Pernambuco.
Entre os alertas, ministrados ao público, estão formas de identificação e prevenção a essas práticas criminosas. De acordo com a SecMulher, os casos de tráfico de pessoas podem ser caracterizados de diversas maneiras, como promessas de trabalho que levam as vítimas para situações de exploração sexual, trabalho escravo, tráfico de órgãos, adoção ilegal e servidão por dívida.
Na Campanha Coração Azul, está sendo também dado alerta para o desaparecimento de jovens. Em Pernambuco, no ano passado, 126 crianças sumiram de casa, de acordo com o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA).
Participaram do seminário a vice-prefeita do Ipojuca, Patrícia Alves, a secretária especial da Mulher, Bianca Lacerda, a coordenadora municipal do Núcleo de Prevenção ao Tráfico de Mulheres, Suely Madeira, a coordenadora estadual do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Jeanne Aguiar, a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento e Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante do Estado do Ceará, Lívia Maria Xerez, e a policial rodoviário federal e presidente da Comissão de Direitos Humanos em Pernambuco, Luciana Cristina de Lima.
Iniciativa
A iniciativa integra a campanha internacional Coração Azul, lançada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu a data de 30 de julho para instituir o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, como uma forma de alertar a população sobre esse crime.
Contatos
Qualquer denúncia pode ser feita através do Disque 100, 180 ou pelo telefone 191, da PRF, nos casos flagrados nas rodovias federais. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar. Para obter mais informações sobre o tema, a população também pode entrar em contato com o Núcleo de Prevenção ao Tráfico de Mulheres do Ipojuca, por meio do número (81) 3551-2505 ou pelo Disque Denúncia (81) 3421.9595.
Clique no link e veja mais fotos:
Faça um comentário