Mais Alfabetização é um programa do Ministério da Educação, em parceria com os municípios, que visa apoiar escolas da rede pública consideradas vulneráveis no processo de alfabetização das crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Lançado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Educação do Ipojuca, o programa Mais Alfabetização vem ao encontro da decisão do governo de antecipar a alfabetização para o final do 2º ano do ensino fundamental – antes ela ocorria ao final do 3º ano, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada em dezembro do ano passado.
A portaria do Mais Alfabetização publicada, no mês de fevereiro, no Diário Oficial da União define como escola vulnerável as que atendem a pelo menos um dos dois critérios:
• Possuem mais de 50% de estudantes com resultados insuficientes em áreas como leitura, escrita e matemática em provas como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA);
• Apresentarem índice de nível socioeconômico muito baixo, baixo, médio baixo e médio, segundo a classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Ministério da Educação oferece apoio técnico com formação de professores e apoio financeiro com aquisição de materiais e cobertura de despesas com transporte e alimentação dos assistentes de alfabetização.
Assistentes de alfabetização foram selecionados no município do Ipojuca para atuar no programa. São graduados ou graduandos no curso de Pedagogia, professores com formação em outras áreas da Educação e com experiência com turmas de alfabetização, e também profissionais com escolaridade concluída até o normal médio no módulo magistério. Eles receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$150 por turma em que atuar. A carga horária é de 5h semanais. O valor passa a ser de R$300, caso a carga horária dobre para 10h semanais.
A solenidade de apresentação do programa em Ipojuca foi realizada no auditório da Escola Municipal Santo Cristo, que fica na Avenida Paulo Emídio do Nascimento, no centro. O evento contou com a participação da secretária adjunta de Educação, Rosemere Sales, da diretora municipal de Ensino, Silvia Helena, dos coordenadores do programa, Erick Bernardo e Elilde Ramos – além de gestores, coordenadores, técnicos, assistentes e professores da Rede Pública Municipal de Ensino.
Clique no link e veja mais fotos:
https://www.facebook.com/PrefeituradoIpojucaOficial/posts/915026595352490
Faça um comentário