Para conscientizar a sociedade sobre os danos à saúde mental e psicológica do usuário de drogas, a Secretaria Especial de Combate às Drogas, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (26) uma palestra alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas. A programação foi realizada no auditório da Escola Municipal Santo Cristo, que fica na Avenida Paulo Emídio do Nascimento, no centro de Ipojuca.
Uma palestra com o tema Proerd – o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – foi ministrada, das 14h às 16h, pelo major Fábio Santos (coordenador estadual do Proerd), pelo sargento Márcio Fernando (subcoordenador estadual do Proerd) e pela tenente Laura Ludmila (representante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco).
“O Dia Internacional de Combate às Drogas, assim como outras datas nacionais e até regionais, são importantes, para incentivar a discussão e fortalecer a necessidade do envolvimento da população no combate às drogas, mas é fundamental que cada cidadão possua consciência crítica, para diariamente ajudar no processo de prevenção e combate ao uso de drogas”, esclareceu o titular da pasta de Combate às Drogas do Ipojuca, Gilson Maia.
Também participaram do evento o chefe de gabinete da Prefeitura do Ipojuca, Marco Antônio, o secretário de Defesa Social, George Barros, o secretário de Habitação, Arlindo Capitani, além de representantes da Secretaria de Educação.
Sobre o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Policia Militar de Pernambuco na comunidade escolar, visa desenvolver a cultura da Paz e na prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescente, por meio de um curso, desenvolvido em ambiente escolar, com a participação da família, professores e comunidade escolar.
O corpo de instrutores e mentores do Proerd é composto por policiais militares voluntários que são selecionados e submetidos a rigoroso treinamento de 80h/a. A atuação dos instrutores, além de estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento entre a polícia e a comunidade.
As escolas interessadas em que o Proerd seja desenvolvido na sua comunidade escolar, sejam públicas ou privadas, devem entrar em contato com a Coordenação Estadual do Proerd.
Clique no link e veja mais fotos:
Faça um comentário