A Secretaria de Educação do Ipojuca promoveu esta semana o 1º Seminário Municipal de Encerramento do Pnaic, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, correspondente ao ano letivo de 2018. O evento foi realizado no auditório da Secretaria, que fica no Complexo Educacional, no centro.
Durante o encontro, os professores envolvidos apresentaram os resultados colhidos durante o decorrer do programa. Para a coordenadora do Pnaic no município, Elilde Ramos, o seminário também serviu como reflexão sobre as práticas de ensino implantadas na rede pública municipal. “O Pnaic nos proporcionou a oportunidade de experimentar novas situações de ensino, trabalhando a ludicidade. A avaliação que faço é positiva. Tivemos ótimos resultados. Esse programa veio para somar”, destacou.
Com o tema “Encontro de Socialização de Práticas Alfabetizadoras”, o seminário reuniu mais de trezentos educadores, entre professores da Educação Infantil, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e do Programa Novo Mais Educação.
Também participaram do seminário o secretário de Educação do Ipojuca, Noberto Júnior, a sua adjunta, Rosemere Sales, a diretora municipal de Ensino, Sílvia Helena, e o gerente de Projetos da Educação, Erick Bernardo.
O evento durou cerca de oito horas.
O Pnaic
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.
Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.
Clique no link e veja mais fotos:
Faça um comentário