Instruções sobre prevenção e enfrentamento da violência sexual contra a criança e o adolescente foi a base da capacitação ministrada pela Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, aos servidores públicos das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social do município do Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.
A capacitação fez parte da Oficina “Crescer Sem Violência” e foi realizada nesta quarta-feira (9) no auditório do Hotel Village, na Praia de Porto de Galinhas. As orientações foram dadas pela mobilizadora e articuladora comunitária Cinthia Sarinho.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, tratou dos conceitos de violência sexual, como a exploração e o abuso sexual.
A oficina teve a carga horária de 8h.
Ainda participaram do evento conselheiros tutelares do município.
Disque 100
Em 2017, o Brasil registrou uma denúncia de violação de direitos humanos contra criança ou adolescente a cada 6 minutos. Ao todo, foram 84.049 casos relatados ao Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos.
Na comparação com 2016, a quantidade de denúncias cresceu 7,2%. O número dos casos relacionados a crianças e adolescentes corresponde a 58,91% de todas as 142,6 mil denúncias recebidas pela pasta no ano passado.
O segundo “grupo” mais atingido pelas violações de direitos humanos, de acordo com as estatísticas, são os idosos. Mesmo assim, para cada 2 denúncias com vítimas idosas, há 5 casos relacionados a crianças e adolescentes no Disque 100.
De acordo com o Ministério, cerca de 84% das denúncias foram feitas pelo Disque 100, canal criado em 2011 para receber relatos de todo o país. O restante foi feito pela internet. As ligações são gratuitas e podem ser feitas anonimamente 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Criança e adolescente
No grupo de denúncias envolvendo crianças e adolescentes, a maior parte das violações apontadas é de negligência (72,1%). Em seguida, aparecem violência psicológica (47,1%) e violência sexual (24,2%).
O total supera os 100% porque cada denúncia pode conter mais de um tipo de violação, e mais de uma vítima. Por isso, os 84.049 casos relatados abrigam um total de 130,2 mil vítimas menores de 18 anos.
Clique no link e veja mais fotos:
https://www.facebook.com/PrefeituradoIpojucaOficial/posts/842762105912273
Faça um comentário