Foi realizado em Ipojuca nesta quarta-feira (18) o 2º Encontro Regional do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, teve como objetivos apresentar a realidade do serviço na Região Metropolitana do Recife (RMR) e capacitar servidores que atuam na área.
O encontro foi no auditório do Hotel Marupiara, que fica na Praia de Porto de Galinhas. O evento, gratuito e aberto para profissionais da Assistência Social, foi realizado das 9h às 16h e contou com palestras, oficinas e dinâmicas de grupo.
O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre servidores efetivos, técnicos sociais, educadores, orientadores, coordenadores do SCFV e gerentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Também participaram do encontro a vice-prefeita do Ipojuca, Patrícia Alves, a gerente estadual da Proteção Social Básica, Sâmia Guedes, a secretária de Assistência Social do Ipojuca, Tânia Barros, o titular da pasta em Camaragibe, José Edvaldo Júnior, a secretária especial da Mulher do Ipojuca, Bianca Lacerda, o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Marco Antônio – além de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social e das Coordenações do SCFV da RMR.
Sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
O SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.
Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:
• Crianças até 6 anos
• Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
• Adolescentes de 15 a 17 anos
• Jovens de 18 a 29 anos
• Adultos de 30 a 59 anos
• Pessoas Idosas
Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município.
Clique no link e veja mais fotos:
https://www.facebook.com/PrefeituradoIpojucaOficial/posts/833646366823847
Faça um comentário