Enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos da Rede Municipal de Urgência e Emergência – além de funcionários que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Ipojuca participaram esta semana no auditório da Prefeitura Municipal de um curso de capacitação em Emergências Cardiovasculares. A atividade que teve como objetivo aperfeiçoar os profissionais locais foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP).
O evento foi realizado das 9h às 12h. Durante o treinamento, orientações sobre edema agudo de pulmão, insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio e parada cardiorrespiratória foram dadas. O curso foi ministrado por Ana Carolina Pereira Gomes e Paulo César da Costa Galvão, ambos enfermeiros residentes de cardiologia do Hospital Agamenon Magalhães, do Recife.
Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3527-9347.
Outra capacitação
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ipojuca, um treinamento de ventilação mecânica será realizado no dia 9 de maio. O local ainda não foi definido. As orientações também serão voltadas para servidores que atuam no Samu.
O Samu
Implantado em 2006 em Ipojuca, o Samu é referência na assistência pré-hospitalar móvel no atendimento das ocorrências de urgência e emergência em todo o município, contando com uma equipe especializada, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores, socorristas e administrativo.
O objetivo do Samu é socorrer rapidamente pacientes que precisam ser levados a unidades de urgência e emergência para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros. O serviço funciona 24 horas por dia e o acionamento é feito pelo número 192. Mensalmente, em Ipojuca, são realizados 100 atendimentos.
Faça um comentário