Professores da rede pública do município do Ipojuca participaram esta semana, no Centro Municipal de Educação Profissional (Cemep), de um curso de capacitação sobre educação de trânsito. As orientações fizeram parte do Programa “Educação Viária é Vital”, desenvolvido pela Fundação Mapfre. O objetivo foi incentivar a compreensão do trânsito, a partir da ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos.
O curso foi ministrado por Elaine Cristina Alves, educadora em Educação Viária da Fundação Mapfre. Ao todo, são 40 horas de treinamento. Destas, 4 horas foram presenciais (no Cemep) e as outras 36 horas de atividades serão na modalidade de Educação a Distância (EAD).
A capacitação contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS) e da Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco.
Sobre o Programa Educação Viária é Vital
O Programa Educação Viária é Vital promove ações relacionadas à segurança da população, com especial atenção à segurança viária. O programa é integrado às propostas curriculares das escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo é envolver alunos e professores em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos.
O principal motivador do programa é reverter a situação atual de extrema violência no trânsito brasileiro, assumindo a premissa que as escolas têm como missão ensinar as crianças a fazerem escolhas em um ambiente que ofereça pluralidade de oportunidades de aprendizagem.
O programa favorece a implementação de ações que visem à melhoria nas condições de circulação em vários níveis, abordando a Educação de Trânsito. A partir do desenvolvimento desses projetos nas escolas, espera-se promover uma convivência mais harmoniosa, de modo a incentivar uma circulação mais segura, eficiente e humana.
Faça um comentário