O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) do Ipojuca está de olho nos produtos típicos de Páscoa. Uma fiscalização nos supermercados do município teve como alvos principais os ovos de chocolate e os peixes. Além dos produtos, a estrutura e as informações como preço e tamanho também foram avaliadas. O objetivo foi garantir a saúde dos consumidores e evitar abusos.
O diretor do Procon Henrique Pinheiro alerta que o preço tem que ser claro e preciso. Além disso, no caso dos ovos de chocolate, algumas regras devem ser seguidas no momento da venda. “Eles precisam ser colocados em lugares mais refrigerados e não podem ser misturados aos produtos de limpeza ou que passem odor ou sabor. Os ovos também precisam estar com preço, tabela, identificação e selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, destaca Henrique.
Outro alerta do Procon é que o consumidor preste bastante atenção na hora de comprar o ovo de Páscoa. Ele precisa observar se a embalagem foi aberta ou se o produto não está quebrado. “Os ovos devem ser adquiridos em estabelecimentos comerciais regularizados. Não se deve comprar em camelô, ambulantes e clandestinos. Eles não podem fornecer ao consumidor a origem do produto e nem dar uma garantia por ele. Além disso não tem como o consumidor reclamar depois”, complementa o diretor do Procon do Ipojuca.
É preciso também ter muito cuidado com os peixes. Se eles forem congelados devem estar conservados a temperaturas inferiores a 18 graus. O balcão também não pode estar lotado porque compromete a circulação do ar frio e a qualidade do peixe. “Eles ainda devem apresentar o prazo de validade e a data de acondicionamento. Para os peixes frescos os cuidados são outros. O consumidor tem que analisar especificamente o peixe. A textura se está bem firme, se os olhos não estão muito amarelados, para configurar se é um peixe fresco”, informa Henrique Pinheiro.
Para denunciar irregularidades é possível ir à sede do órgão, localizada à Rua Coronel José de Souza Leão, no centro. O número de telefone do Procon em Ipojuca é o (81) 3551-0345.
Faça um comentário