Nesta quinta-feira (22) foi comemorado o Dia Mundial da Água, e em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, teve a abertura oficial do evento que marca essa data. O 1º Fórum Municipal da Água foi realizado na Câmara de Vereadores e discutiu iniciativas de preservação, além de debater sobre recursos hídricos no Ipojuca. As sessões, organizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, foram abertas ao público e contaram com a presença da vice-prefeita do Ipojuca, Patrícia Alves, do chefe de gabinete da Prefeitura, Marco Antônio, do titular da pasta de Meio Ambiente, Erivelto Lacerda, do secretário de Agricultura, Heleno Alves, da secretária de Assistência Social, Tânia Barros, do secretário especial de Turismo, Mário Pilar, da secretária especial da Mulher, Bianca Lacerda, da presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Sabrina Lima, do presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo José, e de representantes da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP, da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e da indústria de limpeza e higiene ASA.
Com o tema ‘Águas do Ipojuca ao nosso cuidar’, o evento – abrilhantado por apresentações de grupos culturais da região – começou com a exibição de um vídeo sobre o projeto Nascentes do Ipojuca, que tem como objetivo conservar o manancial de água do município, por meio da implantação de viveiros em assentamentos. “Viveiros, com a capacidade de sete mil mudas, serão implantados por equipes da Secretaria de Agricultura nos Engenhos Amazonas, Gaipió e Soledade. A iniciativa vai beneficiar pelo menos 124 famílias”, explicou a diretora municipal de meio ambiente, Emanuela Campos.
A programação do 1º Fórum Municipal da Água seguiu com palestras sobre desafios para tornar realidade o direito humano à água. A mesa se propôs a avaliar as vantagens e desvantagens dos modelos públicos e privados de abastecimento de esgotos. “Nossa ideia é estabelecer compromissos políticos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade ipojucana”, ressaltou a vice-prefeita, Patrícia Alves.
No evento, a presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP, Sílvia Rissi, foi homenageada, por representantes do Poder Público Municipal, com uma placa comemorativa, pelos serviços prestados ao Estado de Pernambuco.
Ainda durante o 1º Fórum Municipal da Água, representantes da Prefeitura do Ipojuca e da indústria de limpeza e higiene ASA assinaram juntos um termo de adesão. O objetivo do documento é aderir ao programa ‘Mundo limpo, vida melhor’, que coleta o óleo de fritura com a participação da sociedade contribuindo para redução de consumo de recursos naturais por meio da reciclagem deste resíduo.
Clique no link e veja mais fotos:
https://www.facebook.com/PrefeituradoIpojucaOficial/posts/821451404710010
Faça um comentário