A Defesa Civil em Ipojuca já prepara medidas de trabalho que poderão ser adotadas durante o período chuvoso. O Rio Ipojuca, que já transbordou em alguns períodos de cheia, está sendo monitorado. O objetivo é planejar com antecedência ações para caso haja inundação.
De acordo com o coordenador do órgão no município, Luis Gustavo Gomes, estão previstas ações para evitar desmoronamentos e pequenos alagamentos. “Apesar de recebermos informações diariamente de alguma pancada de chuva que possa estar chegando à região, também acompanhamos a evolução do nível do rio e tomamos providências necessárias”, explicou.
Nos pontos em que há maior incidência de notificações da Defesa Civil a equipe busca saber como está a evolução de um ano para o outro, para adoção de medidas preventivas.
Plano de contingência
Chuvas de inverno são motivos de preocupação para quem mora perto de rios ou córregos. Os riscos de inundação e deslizamentos assustam os moradores. Para diminuir os danos, a Defesa Civil do Ipojuca debateu na manhã desta segunda-feira (5), no auditório da Secretaria Especial da Mulher, no centro, o plano de contingência para evitar os problemas comuns no período.
Entre as ações previstas estão: mapeamento das áreas de risco, construção de muros e telas de contenção, vistoria de construções irregulares, limpeza e abertura de canais, assistência familiar e ações educativas.
Participaram da reunião, o coordenador da Defesa Civil do Ipojuca, Luis Gustavo Gomes, o secretário-executivo de Infraestrutura e Serviços Municipais, Antônio Lins, o secretário-executivo de Saúde, Fred Miranda – além de representantes da Secretaria de Assistência Social.
Enchentes
Por causa do perigo de inundações e desabamentos, para alguns moradores do Ipojuca o período de chuvas gera temor. Em julho do ano passado, por exemplo, o rio Ipojuca subiu e mais de 150 pessoas ficaram desabrigadas. Na época, as áreas mais afetadas foram a Rurópolis de Ipojuca, no centro, e a Comunidade do Franco, na Usina Salgado, localizada no distrito de Nossa Senhora do Ó.
Em um dia choveu em Ipojuca o esperado para 22 dias (211, 41 milímetros), de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).
Alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil do Ipojuca faz alertas sobre como agir no período de fortes chuvas. “O período chuvoso é crítico e orientamos a população que vive às margens do rio que verifique o aumento do níveis das águas”, orientou o coordenador Luis Gustavo Gomes.
Outras orientações são procurar ficar em um local alto e coberto até a chuva parar e nunca tentar ultrapassar uma área alagada. Os postes também são motivos de perigos, pois podem estar energizados ou com alguma fiação solta.
Em caso de ocorrências, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 0800 281 0620.
*\N
Faça um comentário