A nossa equipe de reportagem vai contar uma história inspiradora de superação por meio do estudo. Você vai conhecer a história de um jovem de 20 anos, que, apesar de não ter condições financeiras de arcar com a preparação, passou no vestibular da Universidade Estácio de Sá para o curso de Engenharia de Produção.
O ipojucano Emanuel Antônio da Silva terminou o ensino médio em 2017 e logo fez inscrição para o vestibular. O problema era que, na época, ele trabalhava como carregador de frete – que é uma pessoa contratada para carregar uma compra com um carrinho de mão – e não tinha dinheiro pagar as mensalidades de um curso preparatório. “Eu não desisti. Sempre soube que havia uma saída para mim”, garante.
E não demorou muito para Emanuel ver uma luz no fim do túnel. É que ele conheceu um cursinho preparatório gratuito em Ipojuca e começou a frequentar. Foi conciliando os estudos com o trabalho de carregador de frete que ele conseguiu ser aprovado em engenharia. Emanuel disse que sempre teve vontade de cursar engenharia e que é o primeiro da família a cursar o ensino superior – os pais só estudaram até o fundamental II.
Rotina de estudos
O dia de Emanuel começava cedo: às 5h acordava, ia para a feira livre do município e trabalhava até umas 13h. Depois, almoçava e ia ensaiar músicas na igreja católica do centro, até às 17h. Em seguida, ele tinha o tempo livre até às 18h30. “À noite eu estudava, no Centro Municipal de Educação Profissional (Cemep), até 21h45”, conta.
Ao chegar em casa, Emanuel estudava por mais uma hora antes de dormir. Matemática era a disciplina que ele mais se dedicava.
Pré-vestibular do Ipojuca
Com a proposta de ajudar estudantes que sonham em passar no vestibular, mas que não têm condições financeiras de arcar com a preparação, a Prefeitura do Ipojuca oferece um curso pré-vestibular gratuito. No ano passado, as aulas do cursinho foram realizadas no Centro Municipal de Educação Profissional (Cemep) e no Complexo Educacional do Ipojuca, durante três meses (de agosto a outubro).
O curso dá a oportunidade de rever todo o conteúdo do Ensino Médio – além dos alunos participarem de simulados, seguindo padrões dos exames da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE).
As vagas são divididas entre curso regular – aquele realizado de segunda à sábado – e intensivo – com aulas apenas nos fins de semana.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-0764.
Aprovados
Tensão, alívio e muita alegria: essa foi a sequência vivida pelos aprovados no vestibular. Para comemorar a conquista, os estudantes ipojucanos participaram, neste fim de semana, de um café da manhã oferecido pela organização do cursinho preparatório. O encontro, realizado no Cemep, contou com a presença da vice-prefeita do município, Patrícia de Leno.
Confira a lista de alguns ipojucanos aprovados:
Confira mais fotos do evento promovido pela organização do cursinho:
https://www.facebook.com/pg/PrefeituradoIpojucaOficial/photos/?tab=album&album_id=812742788914205
*\N
Faça um comentário