Um novo projeto será implantado na Maternidade Mãe Lídia, localizada na Rua Vereador Antônio Bonifácio, no centro de Ipojuca. A iniciativa do Programa Mãe Coruja, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, pretende levar mais informação e integração para as futuras mamães, visando um trabalho de parto mais seguro, tranquilo e humanizado.
O Projeto que ganhou o nome “Bem Nascer” será inspirado em boas práticas de atenção à saúde da criança e da mulher, e começa a valer a partir do dia 26 de fevereiro, sendo realizado todas as segundas-feiras, das 9h às 12h. Durante a visita dos profissionais, a gestante terá a oportunidade de conhecer a estrutura, os serviços e os procedimentos que podem ser destinados a ela no trabalho de parto humanizado.
Ainda durante a ação, a gestante e seu acompanhante conhecerão onde funciona o pré-parto, centro obstétrico, além de participarem de rodas de conversa, onde serão repassadas informações sobre documentação que deve ser levada para o dia de internamento, métodos não farmacológicos para alívio da dor, posições do parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido. “Trabalhamos cada vez mais com a ideia do parto humanizado. Ainda existem mulheres que têm medo do parto normal, principalmente por causa da dor. Entre as vantagens do parto humanizado estão a rápida recuperação da mulher, o menor risco de infecção e maior facilidade de amamentação”, ressaltou o diretor da Matenidade Mãe Lídia, Washington Oliveira.
Para se preparar para o projeto, profissionais da Rede de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) procuram se reunir para trocar conhecimentos sobre o assunto. Esta semana, uma equipe se reuniu no Centro Municipal de Educação Profissional (Cemep). O encontro foi coordenado pela gerente do Programa Mãe Coruja Ipojuca, Leidjane Virães.
Faça um comentário