A 9ª edição do Encontro dos Agricultores Familiares do Ipojuca foi realizada nesta quarta-feira (20) com programação no Clube Municipal, no centro, que incluiu apresentação de músicos, como o cantor Geraldinho Lins, a Orquestra 100% Mulher, Banda Farra do Comendador – além do Grupo Gospel Guilherme Lira e Banda.
As atividades começaram às 8h30 e também celebraram o Dia do Agricultor. A solenidade de abertura do evento contou com a participação da prefeita do Ipojuca, Célia Sales, de sua vice, Patrícia de Leno, do secretário de governo, Romero Sales, do secretário de agricultura, Heleno Alves, e de representantes da Câmara Municipal de Vereadores, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Consórcio Oikos e Bioflora.
O Encontro contou com uma vasta programação, como o lançamento de um Projeto de Reflorestamento das Nascentes que beneficiará 124 nascentes no município, executado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a apresentação de um plano de apoio do INCRA, no valor de R$ 5.200 por família, para cerca de cem famílias dos Assentamentos Amazonas, Crauassú e Pirajá.
Durante o evento, que foi aberto para o público, houve ainda um concurso que elegeu as frutas e raízes mais bonitas, e premiou os agricultores. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Agricultura, organizadora do encontro, apresentou algumas ações previstas para o ano que vem. Entre elas estão a avicultura caipira, bovinocultura, vacinação de animal, cursos de qualificação, cadastro dos agricultores, implantação de uma Central de Abastecimento e de uma Escola Técnica, entre outros.
Este ano, o Encontro dos Agricultores Familiares do Ipojuca teve como tema “Agricultura Familiar: quem não vive dela, precisa dela para viver”.
Faça um comentário