A maioria das mulheres, quando fica grávida, se preocupa com o corpo durante os nove meses de gestação. Tentar se manter em forma e bonita, sem prejudicar o crescimento do bebê, é uma das principais aflições da mãe. Para melhorar a autoestima das gestantes, um artista plástico e enfermeiro da Maternidade Mãe Lídia, em Ipojuca, vem fazendo um trabalho diferente: pintando as barrigas das mamães.
Talento, sensibilidade, criatividade e leveza nos traços são marcas registradas de Claudinei de Souza Lopes Anonacio, de 37 anos, que pinta barriga de mulheres grávidas há quatro anos e está sendo procurado por gestantes da região para diversas ocasiões. “Comecei a fazer a pintura na gravidez por causa da arte mesmo, e não por um trabalho. Hoje, chego a pintar cinco barrigas por mês, em média”, comenta.
O tempo de trabalho demora de acordo com o tamanho do desenho, mas costuma ser de 30 minutos até uma hora. Claudinei explica que é preciso tomar cuidado com as tintas usadas e também respeitar o limite da mãe.
Dentre os desenhos que costuma fazer nas barrigas das grávidas estão de animais, paisagens ou alguma lembrança. Mas o desenho mais pedido, segundo Claudinei, é a do próprio bebê, como se ele estivesse dentro da barriga. “Muitas mães sonham em ver o rosto do bebê durante a gestação. Esse desenho acaba realizando um pouco à vontade dela”, afirma.
Para Claudinei, além da arte em si, fazer este tipo de pintura acaba sendo uma terapia para a mãe, que muitas vezes tem vergonha do corpo ou de mostrar a barriga. “É um momento maravilhoso para a mulher, gerar um filho, mas a questão do corpo acaba atrapalhando. Acho que a pintura devolve um pouco para a mulher a autoestima de ter um corpo bonito, da beleza que é estar grávida”, afirma.
Faça um comentário