A ação “Saúde no Sábado”, da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu exames oftalmológicos gratuitos, com emissão de receitas de óculos, neste fim de semana, em Ipojuca. O evento foi realizado na Policlínica Severina Teles, no centro. O atendimento foi das 7h às 17h, em um consultório oftalmológico móvel.
A ação teve como objetivo prevenir e alertar a população para o glaucoma, doença conhecida como o ‘ladrão silencioso da visão’ que afeta 4,5 milhões de pessoas em todo planeta, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O serviço foi realizado por uma equipe composta por dois técnicos, dois enfermeiros e quatro médicos, sob a coordenação do diretor de regulação em saúde, Carlisson Pereira, e do diretor de planejamento, Diego Pessoa.
Os profissionais realizaram gratuitamente exames de fundoscopia, que analisa o fundo do olho, e de tonometria para verificar a pressão intraocular. Iniciativas como esta são realizadas em vários locais no mundo como alerta para a importância de exames de rotina.
O glaucoma diagnosticado precocemente pode ser controlado com medicamentos, que impedem a progressão da doença e o comprometimento da visão. Alguns casos são passíveis de cirurgia a laser ou implante de drenagem no olho.
Quem foi diagnosticado com o glaucoma foi encaminhado para tratamento na própria Policlínica Severina Teles.
A ação atendeu 160 pessoas. Os atendimentos foram realizados por ordem de chegada. Para participar, não foi necessário levar documento ou encaminhamento médico.
Glaucoma
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos da doença todos os anos. Ainda segundo a OMS, o glaucoma é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo.
Em 80% dos casos, se não tratada, a doença evolui para a perda total da visão, de forma gradativa. O glaucoma crônico, tipo mais comum da doença, não tem cura. Para o controle, usa-se colírio ou se faz cirurgia.
Consultório oftalmológico móvel
Restaurado pela Secretaria Municipal de Saúde, o consultório oftalmológico móvel voltou a funcionar plenamente neste sábado (9) – depois de ter ficado mais de 3 anos parado. Agora, com equipamentos novos, a unidade servirá de apoio no Programa Saúde no Sábado, que será realizado pelo menos uma vez por mês, com variados serviços de saúde.
Faça um comentário