Uma blitz educativa foi realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ipojuca, neste fim de semana, na rodovia PE-09 em Porto de Galinhas (próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual), com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PE), Operação Lei Seca e Polícia Militar. O objetivo da ação foi conscientizar os motoristas sobre os perigos no trânsito.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Ipojuca, Ana Saito, a proposta, além de alertar sobre os perigos no trânsito, teve como finalidade a mudança de comportamento de quem dirige. “É necessário que ocorra a divulgação da cultura de respeito às leis de trânsito”, disse.
Os participantes distribuíram folhetos com informações a respeito do trânsito. Um dos primeiros alertas foi não falar ao celular, usar cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade e usar corretamente os dispositivos de segurança para as crianças.
Também foi repassado para os condutores sobre a gentileza no trânsito. Uma das dicas é aguardar a travessia de pedestre com calma, não fechar o cruzamento e ter paciência com idosos e condutores sem experiência. Estas foram algumas das orientações.
Um grupo de cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito também participou da ação, compartilhando suas histórias com pessoas abordadas pelos agentes.
A abordagem foi simples: após ser parado na blitz, o motorista saltava do veículo e seguia para o teste do bafômetro. Foi nessa hora que os cadeirantes entraram em ação e tentaram alertar e sensibilizar as pessoas.
Faça um comentário