A Prefeitura Municipal do Ipojuca, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano e da Secretaria de Defesa Social, apreendeu 80 metros cúbicos de madeira ilegal (o que é suficiente para cobrir mais de 50 casas populares), uma motosserra e 40 litros de gasolina. O trabalho foi feito durante uma operação nesta quinta-feira (30).
O material foi apreendido no Engenho Crauassu, zona rural do município. A madeira (azeitoneira) e os equipamentos estavam sem documentação. A madeira ilegal retida aguardará destinação por meio de leilão, doação ou destruição do material. “O objetivo da fiscalização é desestimular o desmatamento e a extração ilegal de madeira na região. Durante a ação, percebemos o desmatamento de 10 hectares”, afirmou a diretora municipal de meio ambiente, Emanuela Campos.
As investigações agora seguem para apontar os donos e os compradores da madeira, e eles vão responder criminalmente por isso. “Temos uma grande responsabilidade em coibir esse comércio ilegal, que produz uma série de impactos sociais e ambientais negativos, como degradação de florestas, crise hídrica, evasão de impostos e geralmente está associada também ao trabalho escravo”, complementou a diretora.
Faça um comentário