Foi realizado em Ipojuca nesta terça-feira (28) o 1º Seminário de Saúde LGBT. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo contribuir para a redução das desigualdades e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema universal, integral e equitativo.
O encontro foi no auditório da Escola Municipal Santo Cristo, localizada na Avenida Paulo Emídio do Nascimento, sem número, no centro. O evento, gratuito e aberto para profissionais da Rede Municipal de Saúde, contou com palestras sobre o tema. O palestrante foi o fisioterapeuta e coordenador estadual da saúde LGBT, Luiz Valério. “Temos a compreensão de que é preciso ousar e garantir a consolidação de políticas que promovam a cidadania das pessoas que são vulneráveis socialmente”, explicou o palestrante.
De acordo com a coordenadora municipal da política de saúde LGBT do Ipojuca, Isadora Delmiro, o primeiro passo nesta caminhada é a orientação dos profissionais sobre a melhor maneira de acolhimento. “A forma adequada de atendimento da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) passará a fazer parte do treinamento dos profissionais da rede municipal de saúde do Ipojuca. A iniciativa busca garantir e incentivar o atendimento integral dessa população”, disse.
Ipojuca é uma das cinco cidades do Estado que fazem ações para a população LGBT. As outras são: Recife, Olinda, Camaragibe e Caruaru.
Faça um comentário