Participante ativo dos projetos de xadrez desenvolvidos pela rede pública municipal de ensino, o estudante Matheus Arouxa Gomes, de 12 anos, aluno do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho, localizada na Avenida Doutor Humberto da Costa Soares, distrito de Camela, conquistou medalha de ouro na Liga Pernambuco de Xadrez Escolar, categoria sub-12.
Assim como Matheus Arouxa, outros dezesseis estudante da rede municipal de ensino do Ipojuca participaram da etapa final do torneio, realizado na manhã deste sábado (25) no Colégio Visão, no Recife. A competição, promovida pela Liga Pernambucana de Xadrez e pela Federação Pernambucana de Xadrez Escolar, foi dividida em quatro categorias: sub-10, sub-12, sub-14 e ensino médio.
O também ipojucano José Fernando conquistou medalha de prata na categoria sub-12 masculino. Enquanto no feminino, as ipojucanas Evilen Niccoly e Kawany Barbosa levaram prata e bronze, respectivamente.
No sub-10, a medalha de prata ficou para Nicolas Henrique, da Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho. Já no sub-14, o município do Ipojuca, representado por Clebson Ferreira, teve a terceira melhor nota e conquistou medalha de bronze.
Durante o evento, a Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho ainda ganhou o troféu ‘capablanca’ por ter levado o maior número de participantes, entre 26 escolas pernambucanas, nas setes etapas da liga.
Outras conquistas
O estudante ipojucano Jamisson Bento de Paula, de 13 anos, foi eleito o melhor enxadrista do torneio, na categoria sub-14, e a Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho conquistou medalha de ouro por ter a melhor equipe na mesma categoria. Com estes resultados, Ipojuca foi classificado para a Copa Brasil de Xadrez, que será realizada no dia 16 de dezembro, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Faça um comentário