O câncer de próstata é um dos principais riscos para a saúde do homem, sobretudo para aqueles com histórico da doença na família. Para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer foi criada a campanha nacional ‘Novembro Azul’. Em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, estão sendo realizadas ações educativas e de conscientização em vários pontos do município.
Profissionais de saúde ministrarão palestras para conscientizar homens com idade superior a 40 anos que têm casos de câncer de próstata na família e os maiores de 45 com ou sem histórico da doença. O objetivo dos encontros é mostrar a importância do exame do toque retal, a principal forma de detecção precoce de irregularidade na próstata.
O Espaço Mãe Coruja do distrito de Camela, por exemplo, recebeu nesta quinta (16) uma palestra sobre o tema. A orientação – voltada para integrantes do Programa ‘Idoso Mais do que Feliz’ do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social – foi ministrada pelo médico José Paulo, pela enfermeira Sheyva Dourado, pela dentista Hildalina Vilena e pela educadora física Vanessa Barbosa.
Fazem parte também da programação do Novembro Azul no município, a realização de exames nas Unidades de Saúde da Família (USF), a oferta de serviços de saúde bucal para prevenção do câncer de boca e orientações sobre a prevenção do câncer de pênis e sobre alimentação saudável.
Faça um comentário