Profissionais do Serviço de Salvamento Marítimo (Salvamar) do Ipojuca – que fazem parte da Secretaria Municipal de Defesa Social – fizeram bonito no final de semana, em João Pessoa, na Paraíba, durante o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático. Ao todo, a equipe formada por 15 salva-vidas, voltou para Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, com 13 medalhas: 10 de ouro e 3 de prata.
Mais de 350 atletas de 16 Estados do país participaram da competição, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. O campeonato foi dividido em 15 categorias, de acordo com a faixa etária. O melhor atleta de cada uma delas, quer dizer, que somou o maior número de pontos, recebeu o título de ‘guarda-vidas de ferro’.
A equipe do Ipojuca fez parte da Delegação de Pernambuco e foi coordenada pelo chefe de equipe Jorge Cavani, pelo coordenador da Unidade de Treinamento Físico, Carlos Albino, e pelos treinadores Alexandre Ferreira e Wilson Sobrinho.
A competição
O campeonato é composto por diversas etapas. No primeiro dia, os participantes passaram pelas provas de piscina, na Vila Olímpica Parahyba, na Capital, competindo nos 50 metros reboque do manequim, 100 metros reboque do manequim com nadadeira e o revezamento 4×25 com manequim e o 4×50 Medley.
No segundo dia, o desempenho dos atletas foi avaliado por meio da etapa de praia, no Cabo Branco, com a corrida a nadadeira, resgate com pranchão, resgate com rescue tube e mais o aquathlon. Este último consiste em mil metros de corrida na areia, mais mil metros de natação no mar e mil metros novamente de corrida na areia.
Veja lista de ipojucanos premiados
Faça um comentário