Um grupo de marisqueiras do município do Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, participou esta semana de um intercâmbio de conhecimento com as mulheres marisqueiras da Ilha de Deus, comunidade pesqueira do Recife. O objetivo foi provocar a reflexão e o senso de observação das marisqueiras do Ipojuca ao visitar um ambiente de extração de marisco similar.
O encontro fez parte das atividades de resgate e valorização do papel da mulher marisqueira, um trabalho socioambiental promovido pela Secretaria Especial da Mulher do Ipojuca. De acordo com a secretária da mulher do município, Bianca Lacerda, na Ilha de Deus há uma associação organizada voltada especificamente para quem trabalha com a catação do marisco. “Levamos as marisqueiras do Ipojuca para uma troca de experiência e vivência provocando a reflexão do grupo”, disse Bianca Lacerda.
A Secretaria Especial da Mulher do Ipojuca está atuando na promoção das mulheres marisqueiras e na melhoria da qualidade de vida de quem vive da pesca artesanal na região. A Secretaria tem realizado oficinas de capacitação junto à comunidade, abordando temas ligados a valorização da mulher e geração de renda.
Faça um comentário