O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, e é de olho principalmente em quem não se cuida que o Novembro Azul está em campanha para chamar a atenção para a prevenção dessa doença que é a segunda que mais mata homens no mundo.
Em Ipojuca, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha que prevê ações durante o mês para dar visibilidade à luta contra o câncer de próstata e destacar a importância do diagnóstico precoce.
De 6 a 10 de novembro, o Centro de Referência à Saúde do Homem Waldemir Simões Borba, localizado no distrito de Nossa Senhora do Ó, estará reforçando a oferta de serviços direcionados aos homens.
Além do Centro de Referência à Saúde do Homem, que funcionará em horário ampliado, na segunda e na quarta, das 11h as 21h, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza os serviços, durante um mês, nas Unidades de Saúde da Família, que funcionam das 8h as 16h.
“O diagnóstico precoce permite para a gente um grande leque de opções de terapia, que pode ser desde simplesmente acompanhar, observar esses doentes sem precisar fazer algum tratameto – evitando as complicações das terapias mais agressivas”, contou a coordenadora do Centro de Referência à Saúde do Homem, Marinalva Santos.
A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar atividades de prevenção com imunização, consultas médicas, distribuição de preservativos, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Também serão organizadas palestras abordando temas como Auto Exame e Higienização Masculina, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Fisioterapia sobre Problemas Posturais e Alimentação Saudável.
As ações serão executadas sob coordenação da Diretoria de Atenção à Saúde. O município do Ipojuca, de acordo com estimativa do IBGE/2017, tem uma população de 94.533 habitantes.
O exame de próstata
O exame de próstata é indicado para homens a partir dos 50 anos e é feito por um urologista. Quando há histórico familiar, o exame deve ser feito a partir dos 45. Se um homem, porém, já teve câncer de próstata ou hiperplasia benigna da próstata (aumento da próstata), o exame deve ser realizado anualmente, independente da idade.
Faça um comentário