O Grupo de teatro “Toadas do Ipojuca”, formado por idosos que fazem parte do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Ipojuca, apresentou esta semana um espetáculo no Alto do Moura, um dos principais pontos turísticos de Caruaru, no Agreste do Estado.
Com muita alegria, eles interpretaram o romance marítimo da Nau Catarineta – uma dança folclórica que representa as conquistas dos navegadores portugueses no novo mundo, incluindo também a Costa da África e a Índia. A apresentação contou com coreografias que simularam os movimentos do balanço do mar, ora agitado, ora calmo.
O grupo de idosos também dançou o tradicional forró pé de serra, coco e ciranda -além de apresentar canções e versos do pastoril profano do Velho Faceta, um dos artistas mais reverenciados até hoje por admiradores da cultura popular.
O evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, comemorou o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. A programação também contou com palestras e ações culturais e de saúde, como serviço de aferição de pressão, testes de glicemia, classificação de tipo sanguíneo, fisioterapia, exercícios físicos, orientações sobre higiene bucal e nutrição.
Faça um comentário