Os projetos e ações previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2018 foram apresentados pela Prefeitura Municipal do Ipojuca (PMI), nesta quarta-feira (27), durante audiência pública no auditório da PMI. Na ocasião, os representantes do município também mostraram as diretrizes e metas do Plano Plurianual (PPA) com vigência até 2021.
A previsão de arrecadação para o próximo ano é de R$ 750.000.000,00, representando um crescimento em relação ao valor aprovado para a LOA 2017 que foi de R$ 632.000.000,00.
Principais projetos
De acordo com o secretário de planejamento e gestão do Ipojuca, Paulino Valério, os projetos que deverão ser executados a partir da LOA 2018 foram elaborados conforme análise macroeconômica do município. A destinação dos recursos será prioritária às secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Habitação.
Entenda
A LOA detalha a estimativa de receita e gastos previstos do governo municipal para o orçamento anual. O documento divide as prioridades das despesas em cada segmento (saúde, educação, transporte, etc).
A lei orçamentária é elaborada anualmente com base no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e deve estar em consonância com os objetivos estabelecidos no Plano Plurianual.
O PPA é um documento que traça as estratégias da administração pública para os próximos quatro anos. O plano prevê, entre outras coisas, a criação de programas e obras que devem ser executados até o primeiro ano do mandato subsequente.
Os projetos da LOA 2018 e PPA serão enviados para discussão na Câmara Municipal. Os textos poderão ser aprovados com a redação original ou com emendas apresentadas pelos vereadores.
Faça um comentário