Os preparativos para o projeto Saúde na Praia estão a todo vapor. As ações, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Ipojuca, retornam à praia mais famosa de Pernambuco em ritmo de verão.
Esta semana, representantes da Prefeitura Municipal do Ipojuca participaram de uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano para apresentar as atividades e os serviços que serão oferecidos durante o evento que será realizado nos fins de semana, a partir do dia 7 de setembro, das 8h às 13h, em Porto de Galinhas.
Entre os serviços oferecidos à população ipojucana e visitantes que passarem pelas proximidades das tendas de saúde, estão a verificação de pressão arterial e glicemia capilar, teste rápido de Sífilis, atualização de cartão de vacinas, distribuição de preservativos masculinos e femininos – além da distribuição de material informativo sobre os cuidados da saúde no verão.
Alimentação leve, boa hidratação, roupas adequadas ao clima e usar filtro solar para se proteger contra os raios UVB – que podem causar de envelhecimento precoce ao câncer de pele – são os cuidados mais lembrados pelos especialistas.
Os problemas mais comuns nesta época do ano e que podem ser evitados seguindo os conselhos dos especialistas:
Insolação – A exposição excessiva ao sol pode causar dor de cabeça, tontura e até mesmo a inconsciência.
Dermatites – As infecções de pele são comuns no verão, causadas principalmente pela exposição excessiva ao sol.
Desidratação – O problema é pior para crianças e idosos. As crianças, por ter proporção maior de água no organismo e os idosos por terem menor capacidade de reter líquido.
Intoxicação alimentar – No verão é comum as pessoas se alimentarem na praia, clube ou em locais que não garantem a higiene necessária para a conservação e preparo dos alimentos. Dor de cabeça, diarreia e até desidratação podem ser as consequências.
Foto: Wilderson Pimentel / Secom
Faça um comentário