Uma comissão de secretários municipais indicou, em Ipojuca, oito membros para a composição do Comitê de Prevenção ao Tráfico de Mulheres. Foram escolhidos representantes dos segmentos de Saúde, Educação, Defesa Social, Bem Estar Social, Mulher, Juventude e Esportes, Turismo e Cultura – além de Planejamento e Gestão.
Eles foram empossados na solenidade de abertura da Semana de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas, nesta segunda-feira (24), no auditório da Secretaria Especial da Mulher, no centro.
A sessão foi presidida pela presidente do Comitê e secretária municipal da mulher, Bianca Lacerda. Também participaram do evento, a diretora de fortalecimento sociopolítico do Ipojuca, Lucélia Nunes, e a chefe de enfrentamento ao tráfico de pessoas do Governo do Estado, Jeane Aguiar.
Os membros escolhidos para compor o Comitê devem se reunir a cada dois meses, na sede da Secretaria Municipal da Mulher, para planejar ações de prevenção contra o tráfico de mulheres.
O Comitê Municipal de Prevenção ao Tráfico de Mulheres é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, que tem por finalidade propor ações de prevenção e enfrentamento ao tráfico de mulheres.
Ipojuca é o primeiro município do Brasil a formar um Núcleo de Prevenção ao Tráfico de Mulheres.
Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas
A campanha Coração Azul é internacional e foi lançada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu a data de 30 de julho para instituir o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, como uma forma de alertar a população sobre esse crime.
Este ano, em Ipojuca, a Semana de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas – que faz parte da Campanha Coração Azul – contará com ações educativas até o dia 30 deste mesmo mês.
Palestras gratuitas irão abordar os programas de prevenção, riscos do tráfico de pessoas, os impactos nas vidas de vítimas traficadas, atenção aos refugiados, migração, entre outros assuntos.
Contatos
Qualquer denúncia pode ser feita através do Disque 100, 180 ou pelo telefone 191, da PRF, nos casos flagrados nas rodovias federais. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar. Para obter mais informações sobre o tema, a população também pode entrar em contato com o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, por meio do número (81) 3183.5067 ou pelo Disque Denúncia (81) 3421.9595. O Núcleo de Prevenção ao Tráfico de Mulheres do Ipojuca atende pelo número (81) 3551.2505.
Foto: Wilderson Pimentel / SECOM
Faça um comentário